Hipertensão Arterial Sistêmica
o que é
A Pressão Alta, também conhecida como Hipertensão Arterial Sistêmica, é uma condição que ocorre quando a pressão do sangue circulando pelo corpo aumenta de forma anormal.
Isso acontece devido à força natural do sangue bombeado pelo coração, que pressiona as paredes internas das artérias e resulta em uma pressão arterial elevada. Embora essa condição afete principalmente pessoas com mais de 50 anos, ela não deve ser ignorada por jovens.
No Brasil, estima-se que cerca de 17 milhões de pessoas já tenham o diagnóstico da doença, e esse número tende a aumentar devido aos fatores que causam a doença se tornando cada vez mais comuns.
o que causa
Obesidade
Alimentação irregular, rica em alimentos gordurosos e sódio
Alta ingestão de álcool
Falta de atividades físicas de forma regular
Estresse
fique atento!
É importante medir a pressão arterial com frequência, de no máximo 6 meses, mesmo se você não sentir nenhum sintoma ou que nunca tenha tido pressão alta antes.
Não espere até sentir sintomas para começar a tomar medidas para controlar a pressão alta. Se, na maioria das vezes em que você mede a pressão, o resultado é maior do que 13,0/8,5 mmHg, consulte um cardiologista de confiança.
Além do grupo com mais de 50 anos, algumas outras pessoas têm maior probabilidade de desenvolver a doença, como homens com mais de 40 anos, mulheres na menopausa, gestantes e, principalmente, aquelas que possuem histórico familiar de pressão alta.
Portanto, é importante estar atento aos sinais e fazer a medição periodicamente, assim como os exames regulares, mesmo que não se enquadre em um desses grupos de risco.