Diabetes
o que é
Você sabia que atualmente, cerca de 6,9% da população brasileira possui o diagnóstico de diabetes, o que representa aproximadamente 13 milhões de pessoas convivendo com essa doença?
Muitos casos poderiam ser prevenidos ou controlados com medidas adequadas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença ainda não estão sendo devidamente observados e muitas pessoas ainda desconhecem informações básicas sobre o assunto.
Vamos explorar mais sobre diabetes para compreender melhor essa condição e as formas de preveni-la.
o que causa
Para entender como a diabetes se desenvolve, é importante saber que o nosso organismo possui o hormônio Insulina, que circula constantemente por todas as partes do corpo.
A Insulina é responsável por absorver e transformar a Glicose (açúcar) em energia para as células. A Insulina é produzida no pâncreas, e quando essa produção é insuficiente ou interrompida, acarreta o surgimento da diabetes. Isso tem várias consequências no organismo, como por exemplo:
Dificuldade na queima de gordura
Desidratação
Complicação respiratória
Diminuição da acuidade visual
tipos de diabetes
- tipo 1
- tipo 2
- gestacional
- pré-diabetes
Afetando cerca de 5 a 10% da população brasileira, esta é uma forma da doença que, na grande maioria dos casos, é identificada ainda na infância ou adolescência e tem a influência da carga genética como grande causadora.
A forma mais comum diagnosticada no Brasil, cerca de 90% dos casos se enquadram neste tipo. As causas para a ocorrência do Tipo 2 podem, de maneira geral, ser evitadas. São elas: sobrepeso, alimentação desequilibrada, triglicerídeos elevados e hipertensão.
Cerca de 2 a 4% das mulheres enfrentam isso durante sua gravidez. O que acontece é que as taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda não o suficiente para serem classificadas como o Tipo 2. É preciso ficar atenta e realizar os exames de pré-natal, além de acompanhamento médico, a fim de não prejudicar a saúde da mãe e do bebê.
Entendido como um sinal de alerta do corpo, indicando que os níveis de açúcar no sangue estão perto do limite. Felizmente, é um diagnóstico que ainda pode ser revertido com a ajuda de hábitos mais saudáveis, como a prática de exercício físico e alimentação equilibrada
fique atento!
A diabetes é uma doença que atualmente afeta uma boa parte dos brasileiros e muito desses casos podem ser prevenidos ou controlados com medidas adequadas. No entanto, a falta de observação dos principais fatores de risco e o desconhecimento básico sobre a doença ainda são problemas.
Por isso, manter acompanhamento médico em dia e realizar exames periodicamente são maneiras cuidar da saúde e evitar o surgimento de doenças como a Diabetes.