arritmias
alteração do ritmo do coração
o que é
O coração de uma pessoa adulta saudável bate, em média, de 50 a 100 vezes por minuto, quando em repouso. Quando os batimentos cardíacos ficam abaixo ou acima deste nível, identificam-se as arritmias cardíacas. Essa condição pode ser classificada de várias maneiras, dependendo dos hábitos e histórico médico e familiar do paciente. É importante compreender essas classificações para que possamos entender melhor a condição e como tratá-la.
bradicardia
A condição conhecida popularmente como “coração lento” ocorre quando os batimentos cardíacos ficam abaixo da média normal. O diagnóstico pode ser apenas uma indicação de que algo está errado com o ritmo cardíaco, mas é importante ficar atento e realizar os exames necessários para confirmar o diagnóstico.
Isso porque os sintomas podem ser discretos e demorarem a se manifestar, o que pode levar ao diagnóstico tardio. Alguns dos sintomas são:
Tonturas
Desmaios
Falta de ar
Cansaço
Taquicardia sinusal
A taquicardia sinusal, causada por mudanças na atividade física ou emocional, é uma das formas mais comuns. Exercícios, estresse, susto ou emoções intensas repentinas podem desencadear este tipo de taquicardia
Taquicardia Supraventricular
O coração pode acelerar, atingindo uma frequência cardíaca de até 200 batimentos por minuto. Isso pode causar sintomas desagradáveis para o paciente, tais como palpitações intensas e até desmaios.
Taquicardia Ventricular
Umas das formas mais perigosas de taquicardia, pois está associada a outras doenças cardíacas, como dilatação do coração.
É importante estar ciente de que, embora os sintomas dessa condição possam ser semelhantes a outros tipos de taquicardia, ela é mais perigosa e requer atenção médica imediata. São alguns dos sintomas:
Palpitações (sensação de aceleração do coração)
Falta de ar
Tontura
Desmaios (em casos mais graves)
Em caso de qualquer um destes sintomas, é necessária a consulta com especialistas para garantir a saúde e também maiores possibilidades de tratamento.
fique atento!
A arritmia cardíaca é uma condição que pode causar sintomas como palpitações, falta de ar e até mesmo perda de consciência (desmaios). A melhor maneira de prevenir é mantendo hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, exercícios regulares e evitar o cigarro.
Consulte um médico regularmente para monitorar a saúde do seu coração e detectar possíveis problemas.